A menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher, ou seja, é a perda cíclica do fluxo de sangue menstrual, que se dá caso não haja a fecundação, permitindo a eliminação periódica do endométrio uterino ou da mucosa uterina fora da gravidez (menacme).

O endométrio apresenta duas camadas:
- Basal: é permanente e não sofre grandes alterações durante o ciclo menstrual; e
- Funcional: sofre modificações físicas que culminam em sua degeneração no momento da menstruação.

O sangue da menstruação não é sujo. É o sangue normal somado à descamação do endométrio.

A primeira Menstruação

A primeira menstruação, chamada de menarca, ocorre normalmente entre os 9 e 18 anos de idade. Antes da menarca, há o aparecimento e engrossamento dos pelos na região pubiana com distribuição triangular que recobre o Monte de Vênus, chamado adrenarca ou pubarca, além do desenvolvimento mamário com crescimento das mamas, muitas vezes com tamanhos irregulares entre elas.

Após a menarca tudo muda na menina! Ocorre a distribuição de gordura nas coxas e quadris e o afinamento da cintura. É comum depois de alguns ciclos anovulatórios (sem ovulação) a menina apresentar um muco cervical, que faz apresentar umidade na calcinha no período ovulatório, que se confunde com um corrimento. Há também modificações psicossociais com o aparecimento do interesse pelo sexo oposto, fazendo a menina ter atitudes mais delicadas e sensuais.

Se a menstruação não aparecer até os 18 anos, pode ser indício de doença, portanto, é recomendável que se faça uma consulta médica.

A última menstrução

A última menstruação ocorre normalmente entre 45 e 50 anos de idade e é chamada de menopausa. Mesmo menstruada a mulher pode engravidar, pois a ovulação pode ocorrer a qualquer momento, inclusive no período menstrual. Algumas mulheres transpiram mais do que o normal, a pele tende a apresentar acnes e os cabelos, oleosidade. Por isso, é importante tomar banhos para manter-se limpa e fresca. A última menstruação ocorre normalmente entre os 45 e 50 anos, chamada de menopausa. A maioria poderá sentir alguns sintomas e apresentar alguns sinais:

• ondas de calor;
• suores noturnos;
• insônia;
• menor desejo sexual;
• irritabilidade;
• depressão;
• ressecamento vaginal;
• diminuição da atenção e memória.

Bibliografia Consultada:The Merck Manual of Diagnosis and Therapy; 17th edition; Centennial edition; Merck Research Laboratories; Whitehouse Station, NJ; 1999.