1ª e 2ª fase do ciclo

1ª fase : Inicia-se com o primeiro dia da menstruação. Nesse período o hormônio estrogênio encontra-se em seu nível mais baixo. A camada mais interna do útero, o endométrio, depende muito do estrogênio para se manter. Com falta de estrogênio, o endométrio descama e ocorre a menstruação. A mulher pode se sentir mais agitada e ter insônia.

2ª fase : Esta é a fase folicular onde o organismo começa a produzir o hormônio FSH (hormônio estimulador dos folículos ovarianos). Sob o estímulo do FSH os folículos presentes nos ovários (estruturas que contém os óvulos) vão crescendo e amadurecendo. Paralelamente com o crescimento dos folículos eles começam a produzir e liberar grandes quantidades de estrogênio na circulação. Nesse período as mulheres se sentem melhores e com mais otimismo.

3ª e 4ª fase do ciclo

3ª fase : Por volta do 14° dia do ciclo ocorre o pico de fertilidade. É nesse período que os níveis de um outro hormônio chamado LH (hormônio luteinizante) estão mais elevados causando a chamada ovulação (expulsão do óvulo de dentro do folículo) tornando a mulher nos próximos 2 a 3 dias fértil e apta a ser fecundada. Nesse período a mulher se sente com mais vitalidade e mais confiança.

4ª fase : Após a ovulação começa a fase lútea ou progestacional onde o folículo, agora sem o óvulo no seu interior, se transforma no ovário em uma estrutura chamada de corpo lúteo. O corpo lúteo inicia nesse período a produção de um hormônio chamado de progesterona além de estrogênio. Nesse período é natural a mulher se sentir um pouco mais cansada preferindo o seu cantinho à badalação.

5ª fase do ciclo

5ª fase: Esse é o período pré menstrual. Se não houver a fecundação do óvulo o organismo diminui muito a produção dos hormônios progesterona e estrogênio. A queda nos níveis de estrogênio e progesterona pode trazer alguns sintomas físicos e psicológicos que caracterizam a tensão pré menstrual (TPM).

Bibliografia Consultada:The Merck Manual of Diagnosis and Therapy; 17th edition; Centennial edition; Merck Research Laboratories; Whitehouse Station, NJ; 1999.